sexta-feira, 9 de junho de 2017

Uma Espécie de tiramisu de morango 🙈🙉🙊

E com estes dias mais quentes☀, uma sobremesa que eu adoro fazer é um tiramisu🍰. Não é o tradicional mas sim uma espécie de tiramisu que leva morangos e em vez de levar os tradicionais palitos de champanhe, leva um saboroso bolo de chocolate🍓🍫. É uma sobremesa super colorida, fresca e deliciosa😋. Se nunca experimentaram têm mesmo que fazer😊.
 
Ingredientes:
Para o bolo de chocolate:
 

·        200g de chocolate de culinária
·        200g de manteiga
·        6 ovos
·        180g de açúcar
·        160g de farinha de trigo com fermento

 
Para o creme:
·        500g de mascarpone
·        5 ovos
·        8c. de sopa de açúcar
Para a calda de morango:
·        500g de morangos
·        60g de açúcar
·        50ml de água
·        1 Cálice de whiskey
 
·        Morangos q.b.
·        Cacau em pó q.b.
Preparação:
Para o bolo:
Num tacho, em banho maria, leve ao lume a manteiga e o chocolate. Deixe derreter e mexa com uma vara de arames até que fique um creme liso.

Parta os ovos para uma tigela. Adicione o açúcar e bata até que fique um creme fofo. Enquanto bate, adicione aos poucos o chocolate derretido e a farinha.

Coloque a massa numa forma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer entre 50 minutos e 1 hora. Quando o bolo estiver cozido, retire e deixe arrefecer.
Para a calda de morangos:
No tacho coloque cerca de 500g de morangos partidos em bocados com o açúcar e a água e leve ao lume até ferver e os morangos ficarem um pouco desfeitos e com calda. Por fim acrescente o cálice de whisky, deixe o álcool evaporar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Para o creme:
Entretanto bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e homogéneo. Vá acrescentando às colheradas o mascarpone, mexe bem com o salazar de modo a que este fique fofo e sem grumos.
Em seguida acrescente a claras em castelo, pouco a pouco envolvendo devagar para não retirar o ar das claras e o creme ficar bem fofo. Reserve.
Montagem:
Depois do bolo devidamente arrefecido parta-o em fatias bem finas e forre o fundo dum pirex com elas.
De seguida coloque um pouco de calda de morango de maneira a ensopar bem o bolo coloque alguns morangos partidos em quadrados pequenos. Depois disso coloque um pouco de creme de Mascarpone espalhe bem.
Acrescente logo mais uma camada de bolo, depois calda de morango e creme e assim sucessivamente até fazer as camadas que quiser (eu fiz duas de cada) tendo a atenção para terminar com o creme de mascarpone.
Leve ao frigorífico até solidificar.
Na hora de servir decore com cacau em pó e morangos.
Keep calm and enjoy 🙈🙉🙊

1 comentário:

  1. Tenho sobras de bolo de chocolate! Se encontrar o mascarpone ainda faço esta sobremesa para o fim de semana! beijinhos

    ResponderEliminar